História da Associação

Conheça a história da Associação Nhandeva

about

A Associação Artístico Cultural Nhandeva, é uma associação sem fins lucrativos que foi fundada em Paraty, Rio de janeiro no ano de 1997, registrada com o CNPJ 02.461.167/0001-85, com sede atualmente na Rua Altos das Pedras Azuis, Sitio Bela Vista Paraty, RJ

São seus objetivos principais apoiar e revitalizar através da arte, visual, musical, as expressões tradicionais dos Guarani, povo indígena que habita neste município. Treinar as artes que herdaram de seus ancestrais,e criar um acervo cultural para fortalecer a identidade dos Guarani.

Ao longo de vite e cinco anos também fortaleceu o relacionamento com as outras culturas que convivem na Mata Atlântica,quilombolas e caiçaras, dedicando se ao registro áudio visual como Ponto de Cultura, apoiada pelo MINC(Ministério da Cultura),desde 2005,e pela Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro desde 2009.

Ymaguare

Desde 1997 evento Cultural Ymaguare Mitos e Lendas,reúne artistas indígenas e outros,do Brasil e dos Estados Unidos de América, pertencentes ao Centro Cultural Poeh Center, que desenvolve as mesmas artes com os indígenas Pueblo: cestaria tradicional,entalhe de figuras,cerâmica, música e danças tradicionais. Conta com apresentações musicais das aldeias Paraty mirim e Araponga. Também conta com um grupo musical de World Music Ava Ara, com instrumentos modernos e tradicionais,canções em língua guarani.

O evento forma parte do Calendário Cultural da cidade desde 2004.A parceria mais importante é com a Secretaria de Cultura de Paraty e a Secretaria de Turismo.Desde 2004.A importância da convivência e semelhanças dentro das outras comunidades, caiçaras e quilombolas o concurso abriu para os cesteiros poderem participar e confraternizar no dia do Ymaguare.

Para compartilhar com os indígenas Pueblo Pojouaque o concurso é transmitido em videoconferência,podendo ser acessado de qualquer parte do mundo. Desde 2009 a Associação nhandeva é Ponto de Cultura com o Projeto Resgate da cerâmica Guarani e seu registro áudio visual.

Os alunos,participam ativamente do programa de Inclusão Digital, recebem aulas de informática , usando as mídias livres(LINUX)e de áudio e vídeo nas aldeias. Em parceria com a Secretaria de Educação oferece aulas para alunos da escola do Quilombo do Campinho da Independência,Aldeia de Paraty Mirim.

Oferece atendimento gratuito para os Telecentros em parceria com CERPRO e GESAC (Governo eletrônico-Serviço de Atendimento ao Cidadão) responsável pela Conexão nas comunidades.

Roque A. González Menoret
about
Ações

Ano 1997: Fundação da Sede e Centro Cultural,loja de arte e artesanato indígena.

Ano 1999: Campanha pela internet de arrecadação para a compra de um sítio da família guarani de Nemésio Martins ,em Rio Pequeno. Parceria FUNAI,CTI(centro de tradições indígenas)e Igreja Católica ,padre Henrique.Ano 2000,junto a FUNAI,e EMATER,construção de Casas de Farinha nas aldeias de Bracuí, Araponga Paraty Mirim.

Ano 2001: Encontro de ceramistas indígenas Pueblo de Santa Clara,USA,Aldeias Guarani da região.

Ano 2001: Participação dos guarani e da Associação Nhandeva no Workshop sobre Permacultura indígena,Santa Fe Novo México,USA,parceria com TENAFA: tradicional Native Americam Farmer Association, e o Instituto FLOWERING TREE. Pueblos Navajos,e outras etnias como os mayas de Belice.

Ano 2002: Oficinas na Aldeia de Paraty Mirim com participação das três aldeias,de Construção alternativa com bambu. Parceria Guillermo Gayo,FUNAI.

Ano 2002: Construção da escola guarani na Aldeia de Araponga,parceria entidade Maria Colombo,da Italia,e FUNAI.

Ano 2004: Construção da oca na Praça da Matriz,parceria secretaria de Cultura e Turismo, e Funai com as Aldeias Paraty Mirim e Araponga.

Publicações

Confira todas as nossas publicações

Prêmios Recebidos

Cultura Nota 10 Homenagem a Prefeitura Municipal de Paraty e a Associação Nhandeva pelo Espírito sócio empreendedor, incentivo, divulgação e participação efetiva em todas as etapas, em benéfico da Cultura de nosso Estado.

Prêmio Culturas indígenas Prêmio Daniel Cretã, MINC pelo filme Opy-i da aldeia Araponga.

Prêmio 2010 ARETE Eventos em Rede, MINC.

Convênios

Ponto de Cultura Secretaria do Estado do Rio de Janeiro, 2010, 2011, 2012 e 2013.

Patrimônio Imaterial IPHAN, Projeto Cultura de fibras, ano 2011.

Para o Turismo

Visitas guiadas para escolas do Brasil e de outros países como França, e Alemanha com oficinas e palestras, em língua guarani traduzidas ao espanhol ou inglês. Oferecendo alimentação tradicional e apresentações artísticas.

Para outros Estados e Municípios: oficinas e palestras, em língua guarani com tradutor e apresentações artísticas do Coral Infantil de Paraty Mirim formado por 40 crianças. E o coral Infantil e jovens, com 10 vozes femininas e 4 músicos.