Projetos Realizados

Confira alguns dos projetos realizados pela Associação Nhandeva

  • Resgate da Cerâmica

    Considerando a cerâmica Indígena Guarani uma importante fonte de expressão artística no passado, e Uma possível e destacada fonte de renda si bem explorada na atualidade.
    Historicamente reconhecida pela sua riqueza , as diferentes técnicas que foram usados pelos Guaranis históricos, no momento formam parte de acervos de museus e coleção particulares . Ya na época o uso de varias técnicas peculiares diferenciavam esta cerâmica, dos demais povos Indígenas.
    Voltara produzir este tipo de arte seria para o povo Guarani de esta região , no somente um momento histórico, como também a identificação com sua cultura original, sendo que a Cerâmica formava parte da vida cerimonial , sendo usada como furnas , e nas praticas rituais coletivas como recipiente do cauim (fermento de mandioca o milho) e nos festivais como vasillamem, sendo que cada grupo familiar demonstrava suas habilidade na decoração das peças utilizando argila de varias cores e desenhos variados, esta atividade com o começo da ocupação Jesuíta foi extinta por ser considerada pagã.

    Justificativa histórica
    A ceramica e uma arte básica e fundamental, que não nesecita de outras artes para se mostrar, com sua qualidade e profundidade.
    Sendo arte Indígena Americana em relação ao conteiudo e identificação e interpretação da sensibilidade do povo, no nosso caso Guarani Mbya.
    Representando a mensagem, o sentimentoe o valor afetivo de cada peça o critério que permite julgar seu valor artístico.
    Esta arte que tem sido funcional, não meramente estética , empregada com finalidade domestica, cultural e social. De caráter Popular, pois sempre foi praticada por todos, sem distinguir mestres ou artistas. Encontra-se enraizada na própria historia, nas tradições e no médio deste povo Guarani.
    Ate finais do século XVIII , a cerâmica culinária e as furnas funerarias do estilo tradiçonal , permaneceram entre os Guaranis. Encontram-se peças de 500 AC. Ate pouco depois da conquista., sendo o termo funerário para as vasilhas grandes, também estinadas a outras finalidades, guardar aloja- bebida feita de milho, outras de função ceremonial, enterradas junto com as funerárias.
    As cerâmicas culinárias ou utilitárias, de diferente decoração geralmente se acham fragmentadas e foras dos grandes enterros.
    Uma carateristica da cerâmica da época migratória (disperção dos Guaranis).
    A Associação Nhandeva justifica este projeto tendo em conta experiências anteriores , como a propagação do entalhe em madeira, e a manufatura do instrumento musical Yvyra piriri (pau de chuva) de rápida aceitação e expansão Nas três aldeias da região e nos estados vizinhos.
    Consideramos que o curso de resgate da cerâmica Guarani será rapidamente aproveitado e terá uma propagação positiva, acelerara a integração com outras artes, e propiciara a criatividades individual e grupal.

    Coordenação
    Apresentamos o Sr Roque González Menoret técnico em cerâmica como coordenador do projeto, com dez anos de pesquisas em cerâmica Guarani, Fala e escreve fluentemente o Guarani o que facilitará amplamente a comunicação com os alunos.
    Sua carreira se desenvolve junto com varias Etnias em paises como México ,Peru , Argentina, Paraguai e Brasil.
    A coordenação será de tempo integral nas Aldeia de Araponga e Paraty Mirim.

    Justificativa
    A Associação Nhandeva vem desenvolvendo um trabalho de mais de once anos junto às comunidades Indígenas da região, Indígenas Guaranis, e com os Índios Pueblos de Novo México USA.Seu trabalho de investigação e aplicação da arte em Cerâmica apresenta sólidas bases para recomendar esta matéria junto às comunidades Indígenas.
    Este treinamento permitiria as Crianças e adolescentes Indígenas compartilhar e realizar junto aos professores os benefícios da descoberta da arte perdida da cerâmica Guarani em suas vidas e tradições.Plasmando novamente nas aldeias a tradicional queima indígena de fogo aberto e a cerâmica festival.

  • Replantio de cipó e taquara

    Este projeto visa o re-plantio de variedades de cipó (phylodendron) Timbupeva ,Cipó Una e Taquara (chusquea Ramosisima) E Taquaruçu usados pelos Índios Guaranis para seu artesanato tradicional, Para o ajaka os Índios Guaranis Mbyas usavam para sua construção.
    Fitas de Bambu e tiras da casca do cipó imbé. que por falta de manejo adequado, pelos moradores da região chegaram quase aos limites da extinção.

    Projeto
    O projeto de replantio das variedades será feito nas duas Aldeias do Município de Paraty em viveiros apropriados para cada variedade.
    Sendo que das variedades de cipó umas crescem do alto e outras partem do chão . tendo que se preparar as Mães dos cipós nas arbóres apropriadas.
    E nas mudas das Taquaras tem que se procurar os locais apropriados para elas, fazer o viveiro para as mudas, antes de fazer o plantio final.

    Custos
    Sobre os custos favor pedir imformações para a Associação Nhandeva através do email nhandeva@nhandeva.org

    Realização
    O projeto será coordenado Pela Associação Nhandeva e realizado pelo Sr. Jarbas Alves de Sousa , Caiçara do Município de Paraty que trabalha, no plantio e lavoura no seu sitio na serra da Corrupira.
    Ele convive diariamente com o manejo dos cipós que ele usa para fazer todos os apetrechos de origem caiçara . E aprendeu o manejo adequado de cada espécie, com a observação dos ciclos de cada variedade.

  • Resgate da tecelagem Guarani

    Consideramos que reviver a arte perdida da tecelagem Guarani é de vital importância , tanto para fazer artesanato como para fazer roupas cerimoniais como as tradicionais. Sendo que na época da colônia os conquistadores usarão os panos tecidos pelas Indígenas como forma de moeda, na época tinha dois tipos de tecido de algodão, o aho poi, era o tecido mais fino usado ate na época atual como vestimenta no Paraguai, e o aho pogvi o tecido mais grosso usado na época para velas nas caravelas.
    Por motivo do aculturamento os Indígenas da região tem esquecido e deixado quase totalmente de lado esta maravilhosa atividade artística.
    O projeto de resgate visa conseguir a re-ocupação da mão indígena , principalmente feminina, na manufatura de peças Tecidas em tear.
    Estas peças compõem vários artigos desde roupas,ponchos,toalhas de mesa, toalhas de banho, enfeites para decoração,bolsas faixas,etc.

    Projeto
    Como parte de inicio de este redescobrimento junto à comunidade Guarani, começaremos com o plantio de variedades indígenas de algodão em quanto fabricamos os teares manuais.
    Começará também o aprendizado da fiação manual do algodão entre as Indígenas das duas aldeias.
    Pesquisaremos sobre o conhecimento ancestral as tinturas do algodão.
    Resgataremos os desenhos básicos da tecelagem junto ao povo Guarani de varias aldeias.
    Estudaremos a produção em outras regiões, como em áreas do Paraguai donde continua viva a arte de fiar e tecer em tear.
    Resgatar por meio do trabalho a habilidade manual da manufatura de peças e promover dentro do mercado já existente, sua comercialização.
    Sendo que as duas aldeias encontram-se no Município de Paraty reconhecido pelo seu atrativo turístico, e pelo fluxo constante de Turistas do exterior.
    Começaremos a colocar urdimbre nos teares para tecer peças pequenas.
    Numa etapa posterior começará o tecido de peças com desenhos, simples de varias cores, e por ultimo se faraó peças grandes totalmente desenhadas.
    A duração do curso será de dois semestres.

    Custos
    As aulas serão nas escolas das duas aldeias e terão dois períodos de quatro horas três veces por semana que no total somaram 24 horas semanais para as duas aldeias e terão um custo de 18 reais por hora para um professor.
    O combustível terá o equivalente de 30 reais por dia mais uma ajuda de custo de 10 reais diários, Total semanal R$ 552,00.